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Arquitetos: Studio Arthur Casas
- Área: 990 m²
- Ano: 2014
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Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG, Ricardo Labougle
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Fabricantes: AG Movelaria, Arthur Decor, Di Mármore, Ecosys, Gaggenau, Leicht, Mekal, Ornare, Ornatus, Pagliotto, Pau Pau, Punto, Tresuno, panoramah!®
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de veraneio no interior de São Paulo, construída para um casal com três filhas crescidas, teve de conciliar a dicotomia entre uma vista privilegiada para campos de golfe e bosques, ao sul, e a busca por luz abundante do lado da rua, ao norte. O partido escolhido foi a distribuição dos espaços ao longo do eixo latitudinal do terreno, de modo que pudessem desfrutar tanto da paisagem quanto do sol.
O térreo divide-se em duas alas: de um lado, quatro suítes para as filhas e hóspedes abrem-se para um corredor envidraçado voltado para o sul e são protegidas por venezianas de madeira e pelo paisagismo ao norte; do outro, as áreas sociais se sucedem para formar um único espaço coletivo integrado ao entorno. O clima seco da região levou à criação de um pequeno lago artificial que circunda as áreas comuns.
A madeira no piso das áreas íntimas cede lugar à pedra das áreas sociais. A sala possui pé-direito amplo, aquecido pelo forro de madeira que se estende do interior ao exterior da casa. Um volume menor revestido em madeira, no interior da sala, abriga o lavabo e a adega. A horizontalidade do espaço, que une jantar, estar e lareira ao deck, é ressaltada pelos caixilhos que correm para as laterais e desaparecem por entre as paredes.
Adjacentes à sala, a cozinha gourmet e o home theater podem ser incluídos naquele espaço por portas de correr. No exterior, parte do deck desliza para revelar um spa sob o piso, enquanto outra cede lugar a um fogo de chão.
A escada que conduz ao andar superior, onde situam-se a suíte master e o atelier, toma a forma de escultura com degraus engastados na parede, sob grande teto de vidro que transforma o átrio em pátio interno. O volume do primeiro andar retoma a horizontalidade do térreo e contrasta pela simplicidade do revestimento externo em réguas de madeira de diferentes larguras, que formam as venezianas de proteção. A rusticidade da casa é ressaltada pelo emprego de tijolos em tons claros, que trazem leveza ao conjunto.
O resultado do design de interiores é uma inovadora composição que concilia marcantes ícones estadunidenses e mobiliário discreto de origem italiana. O escultor Michael Coffey confeccionou o conjunto de mesa e cadeiras que dominam a sala de jantar, em um lento processo de 8 meses trabalhando com peças maciças de madeira. Ícones de Paul Evans, Warren Platner e Richard Schultz dividem espaço com peças neutras, como as de Paola Lenti.
A paleta de cores busca tonalidades alaranjadas e o terracota do contexto, além de unir a calidez da madeira ao frescor da pedra. Tecidos como as almofadas listradas ou o grande tapete nepalês da sala ressaltam este esforço por uma atmosfera que transita entre o monocromático e tons terrosos. A coleção de peças de antiquários nova-iorquinos e de obras de arte e objetos do casal, como uma prensa de Joaquim Tenreiro e pratos em cerâmica de Picasso e Burle Marx, completa os ambientes.